Inicial > Sakpata > Azansu, o senhor da terra

Azansu, o senhor da terra

Divindade Jeje também conhecido como Sakpatá. De dupla etnia viveu com os Nagôs (Yorubá) onde é conhecido como Sapanná, e recebe os títulos de Obaluaiye ou Omolu. Azansú foi o responsável por trazer algumas divindades Yorubás para a Tradição Mahi. É o vodun Rei da Terra (Ayinon) senhor das doenças, da vida e da morte, é o chefe da familia Sakpata. Azansu significa “homem da esteira” onde “azan=esteira” e “su=homem”, mas pode significar também “homem de palha”.

Seu domínio sobre o mundo dos mortos é íntegro, sendo ele o senhor do desencarne. É o deus da humildade, regendo todos os desprovidos de riqueza porém ricos de espírito. Seu poder é muito presente na sociedade e dentro do candomblé muitos são seus mistérios e mitos. Para os mais antigos, pronunciar seu nome sem tocar o chão é um sinal de desrespeito, podendo causar a fúria dessa divindade. Dentro das casas de Jeje, os vòdúns da família Sakpata são responsáveis pela doutrina e por toda a organização do ásé. São eles que normalmente cobram o neófito caso aja de forma incoerente as regras.

Sua mãe é Nanã Buruku, que o abandonou logo após o nascimento, tendo sido encontrado e criado por Yemanjá. Azansu está ligado a Ewá, sua companheira. É irmão de Bessém e Loko, e também  de Agué.

Ayinon significa “dono da terra” e é o nome pelo qual este vodum é reverenciado.

Categorias:Sakpata
  1. setembro 17, 2012 às 2:31 pm

    EU FICO MUITO FELIZ DE SER DESSE ORIXÁ PORQUE ELE E MINHA VIDA MEU TUDO ANTES ANTES QUANDO EU NÃO QUERIA SABER SO VIVIA DOENTE MAIS DEPOIS SÓ TENHO QUE AGRADECER HA DEUS E DEPOIS A OMOLU ATOOOOOOOO

  2. RENATO FERNANDES MAURÍCIO.
    novembro 18, 2012 às 10:55 pm

    ADOREI SEU SITE, POIS É MUITO BOM TER PESSOAS COMO VC PRA NOS ORIENTAR DE MUITAS COISAS DA NOSSA RELIGIÃO, SUA BENÇA . GOSTARIA SE VC TIVESSE FACE BOOK PODESSE ME ADICIONAR O MEU É DOGAMRENATO_@HOTMAIL.COM. GOSTAREI DE SER SER AMIGO SEVC QUISER.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário