Início > Jeje Mahi > Cargos no Jeje Mahi

Cargos no Jeje Mahi

Sacerdotais:

Vodunnon: Sacerdote do culto ao Vodun.

Toy Vodunnon: Sacerdote dos cultos de Mina Jeje (Tambor de Mina)

Nochê: Sacerdotisa dos cultos de Mina Jeje (Tambor de Mina)

Hundeva (rundêvá) – sacerdote responsável pelas cerimônias de nahunos (iniciação).
Grafa-se: Hùndévà.

Bakonnon:  Sacerdote de Fá, adivinhador.

Hùngbónò: Sacerdote do culto ao Vodun, preferencialmente aquele cujo Vodun é um Nagô. Pode designar o filho mais velho de uma casa de santo, neste caso segue o feminino Hùngbòna.

Gaiaku: Título sacerdotal, designa a pessoa cujo Vodun é um Nagô e/ou que tenha iniciado pelo menos um filho para um Vodun Nagô. No Sejá Hundê é o título de todas as sacerdotisas.

Doné: Título dado às sacerdotisas cujo Vodun pertence à familia de Hevioso e/ou que tenha iniciado pelo menos um filho para um Vodun desta família. No Bogun é o título de todas as sacerdotisas. Grafa-se: Donὲ, em fongbé.

Doté: Título dado aos sacerdotes cujo Vodun pertence à familia de Hevioso e/ou que tenha iniciado pelo menos um filho para um Vodun desta família. Grafa-se: Dotὲ, em fongbé.

Megitó: Título sacerdotal, designa a pessoa cujo Vodun pertence à família de Dan e/ou que tenha iniciado pelo menos um filho para um Vodun desta família. Alguns definem que todo(a) sacerdote(a) que tenha iniciado filhos pode ser denominado Megitó. Grafa-se: Mεjitɔ́, em fongbé.

Obs: Uma mesma pessoa pode usar os vários títulos, por exemplo, um mesmo sacerdote será Doté para seus filhos iniciados para Hevioso e Megitó para seus filhos iniciados para Dan, embora prevaleça o título cabível para seu Vodun.

Rodantes:

Vodunsi: filha ou filho de santo que vira com o Vodun, corresponde a Iyawô do Ketu.

Etemi: significa “meu mais velho”, é a vodunsi que completou 7 anos de feitura, o mesmo que egbomi no Ketu.

Hunsó (runsó): mãe pequena. Grafa-se: Hùnsɔ̀. (pronuncia: Runsó)
Se grafarmos Hùnsò (pronuncia: Runsô) Teremos a tradução: Hùn = Vodún + Sò = Raio. Ou seja, diríamos Vodún do Raio. Um adjetivo para o vodún Sògbò.

Dehe (deré): vodunsi responsável por todos os atins mágicos usados nos rituais. Grafa-se: Dεlὲ. (pronuncia: Deré) * No Fongbé a letra “L” tem som de “R”.

Dehe-vitu (deré vitu): cargo que substitui a mãe-pequena. Grafa-se: Dεlὲ vitù.

Abose (abôssé): Responsável pelos carregos e segurança da casa, normalmente é dado a um filho de Gu, pois o vodum também toma cargo.

Ekedjis:

Gonzegan: Ekedji responsável pelo Grá.

Dogan (dôgan): pessoa responsável pela comida dos voduns. Esse cargo pode ser ocupado tanto por uma ekedji como por um vodunsi.

Nandevó: Ekeji responsável pelas roupas utilizadas pelos voduns, geralmente são pertencentes ao vodun Lissá.

Nandokpé: Responsável pela limpeza dos assentamentos e pedras dos
voduns. (Não confundir com Nadopé  – despedida dos voduns jeje-mina).

Ogãs:

Pegigan: Responsável por todos os pejis da casa, é quem sacrifica os animais de 4 pata. Grafa-se: Kpεjígán. Significa: Kpεjí = sobre o altar + Gán = senhor. Trazendo a idéia de ”Senhor que zela o altar”. Ou ainda: Kpεn = pedra + Jí = verbo gerar + Gán = senhor. Trazendo idéia de “O senhor que gera (ou dá a vida) à pedra”.

Bagigan: Ogam responsável pelas folhas. Grafa-se como: Agbajìgán. Agbajì = pátio + Gán = senhor. Ou seja: o senhor que cuida ou zela do pátio, que por coincidência é onde estão plantadas as folhas.

Gaimpê: É responsável pelo suporte nas funções de iniciação e pode também ser o “separador de cabeças”. O que imola os animais ritualisticamente. Acompanha a mãe ou pai de santo em todos os rituais de preparação de um barco.

Gankutó: Responsável pelo Gã, instrumento de metal que tem a mesma importância que os atabaques. É utilizado em todas as cerimônias. É o Gankutó quem entoa os cânticos em todas as funções da Casa. “O malvado que nos faz dançar”

Sojatin: Responsável pelos cuidados específicos dos Atinsas – as árvores sagradas. Pode também ser o conhecedor das folhas.

Abasa (abassá): Responsável pela sala (barracão). Todos os preceitos de sala são feitos por ele. Cabe também a ele receber e acomodar as visitas. Grafa-se: Agbásà. Significa: pátio ou área externa. O ‘Gàn’ (senhor) que realiza esta atribuição é o Agbásàgán. Na língua Fongbé se utiliza a forma ‘Gán’. Possivelmente a palavra Ogan foi assimilada no Brasil da língua Anágò que grafa: Ògá. E que faz alusão ao mesmo cargo.

Hun to (rum tó): dono do tambor. Responsável pelos atabaques, cantigas e rezas. Grafa-se: Gánhǔntɔ́. (pronuncia: Gan run tó) Vale lembrar que Hǔn significa: tambor largo e Tɔ́ significa: proprietário. Considerando que Gán=senhor, temos: “O senhor proprietário do tambor”.

Rundevá, Rundeví, Seneví : Títulos dados em hierarquia para os ogans tocadores de atabaque (Rum, Rumpi, Lé).

kajèkaji: neófito, não iniciado, o mesmo que abiã no Ketu.

Anúncios
Categorias:Jeje Mahi
  1. Fernando D'Osogiyan
    maio 20, 2011 às 2:05 pm

    Olá querido irmão Charles, maravilha seus postrs e sua contribuição a cultura jejê/Nagô, JeJê Mahí.

    Parabéns!

    Fernando D’Osogiyan

  2. Sandra Regina da Silva Roussin
    outubro 2, 2011 às 9:00 pm

    Favor esclarecer-me, qual o nome do dialeto usado no Jeje Mahi?
    Qual o nome do dialeto falado por Gaiaku Luiza de Salvador, quando está em atividades no Candomblé ?
    Desculpe-me, mas fico totalmente perdida quando vou escrever, não sei se escrevo Abasa – Abassá ou Agbásà, Pegigan ou kpEjigán (sei que o E é diferente, mas não encontrei no teclado).
    Obrigado.
    Sandra Roussin – 01/10/2011

    • outubro 12, 2011 às 12:51 am

      No Jeje mahi usa-se o fongbé, o maxigbe e o yorubá também.
      Na sua forma de escrita vc pode escrever no dialeto, quando souber a palavra, ou na forma como se lê, as duas estão certas.

      Acè.

  3. JOANA DARC
    outubro 10, 2012 às 2:53 am

    GOSTARIA DE SABER COMO É CHAMADO NO JEJê pai pequeno ,POIS NA MINHA CASA ELES CHAMAM DE OPÁ OTUN;OPÁ OCI ,PODERIA ME DIZER ???

    • Hùngbónò Charles
      outubro 11, 2012 às 11:03 pm

      o cargo que designa o pai pequeno é MEHÙNTÓ

  4. março 26, 2014 às 12:35 pm

    Tambem gosto muito dos seus post, de fácil entendimento.
    parabens

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: