Início > Voduns Guardiões > Averekete, Logun Edé e Ajaunsi – diferenciação

Averekete, Logun Edé e Ajaunsi – diferenciação

Avlekete ou Averekete é um vodun ligado à pesca e a caça, erroneamente comparado ao orixá Logun Edé e a um outro vodun chamado Ajaunsi. Estas divindades são bem diferentes uma da outra, sendo sincretizados, talvez, pela característica de ambos serem ligados a caça e a pesca, mas a cosmogonia deles é bem diferente.

Logun Edé é um orixá de Ijexá filho de Oxun e Odé, ligado a caça e a pesca, um dos mais belos Orixás, pois assim também a beleza é uma característica de seus pais. Suas cores são o azul turquesa e o amarelo ouro e tem como símbolos a balança, o ofá, o abebè e o cavalo marinho.

Averekete nasceu da união do vodun Sogbo com Naeté (em outros mitos com Naé Agbé), tornando-se então um elo entre os voduns do céu (jí-voduns) e os voduns do oceano (tó-voduns). Desempenha a função de mensageiro entre estes voduns. É visto como um vodun jovem, com idade semelhante a de um adolescente. Vive na beira do mar e tem como símbolos o machado simples, o anzol e o punhal. Suas cores são o azul, o vermelho e o branco. Na Casa das Minas é usado o termo tóquen ( tóqüen ) ou toqueno (toqüeno) para designar Averekete e outros voduns jovens tidos como adolescentes.
No Jeje Mahi, Averekete pertence a família dos Voduns Kavionos (ou Hevioso), visto como o filho mais jovem de Sogbo.

Ajaunsi é um vodun masculino, pertencente ao panteão da terra e extremamente coligado ao universo das Naés (mães d’água). É um exímio caçador e pescador, e vive na beira dos rios acompanhando as Naés. Rege os animais que vivem tanto na terra quanto na água, tais como répteis, anfíbios e alguns pássaros. Divindade da juventude e da alegria, representa a inocência e a pureza, protegendo as pessoas durante a fase jovem. Responsável por todo o aprendizado das crianças, desde fala até mesmo o andar. Suas cores variam entre o azul, o verde e o amarelo.

Anúncios
Categorias:Voduns Guardiões
  1. Carlos
    dezembro 14, 2011 às 12:28 pm

    Kolofè, gostei muita da sua explicaçao aqui no blog, da diferença entre Logun Ede, Averekete e Ajaunsi. Em todas as minhas pesquizas na net è a primeira vez que encontro algo tao claro sobre esse assunto. Um forte abraço

  2. Pépe, Dofono ti Otolu
    janeiro 21, 2012 às 4:39 pm

    Kolofé Hungbono. Parabéns pelo belo trabalho. Gostaria de informações sobre o Vodun Otolu. Há muita confusão entre este Vodun e o Orisá, de origem nagô, Osóosì. Na nação Jeje temos esse Vodun ou trata-se de um Vodun-Nagô, como é o caso de Ogun/Gu?

    • março 14, 2012 às 4:17 pm

      Pépe,

      O Vodun Otolu não é nagô, é de origem savalunu e nada tem a ver nem com Ogun, nem com Osóosì, a não ser pelo fato de ser caçador.

    • Dona Maria Amélia de Sogbo
      novembro 24, 2014 às 9:58 pm

      Esse charles é um enrolao ele copia esses textos na net depois coloca como se fosse dele, é crime copiar e nao colocar créditos.

      • novembro 24, 2014 às 10:12 pm

        Senhora Dona Maria Amélia de Sogbo,

        Todos os Textos são de minha autoria e os que não são tem os devidos créditos, concordo que é crime copiar textos mas também é crime fazer FALSAS ACUSAÇÕES!

        Em segundo lugar meus textos é que foram copiados para outros lugares da net, lhe desafio a trazer os textos originais ja que me acusa de cópia, alguns sites que me copiaram puseram créditos outros não mas para ver o texto original basta olhar a data da postagem. Que os pais lhe deêm mais educação.

        Kolofé

  3. Claudio
    março 4, 2012 às 8:00 pm

    Apesar de só falarem de Logun edé eu Quero saber mais de Averekete pq eu sou de Averekete, sou Doté Claudio de Averekete

  4. março 19, 2012 às 4:49 pm

    Ideoleme meu irmão? Sou Hùngbónò Talakeomi, sou Savaluno e venho parabenizá-lo pelas postagens, é muito bom fazer as pessoas, principalmente os já nascidos dentro da religião, já que muitos e muitos sacerdotes cometem erros gigantescos com respeito a Orisá, Voduns e Inkinces. Continue contribuindo para o fortalecimento de nossa religião. Que Ajaunsi o abençôe.

  5. renato fernandes mauricio.
    junho 16, 2012 às 9:53 pm

    kolofé rungbono, realmente eu não tinha visto uma explicação tão clara osenhor ta de parabéns.

    • junho 29, 2013 às 4:06 am

      Hùngbónò Charles :
      Pépe,
      O Vodun Otolu não é nagô, é de origem savalunu e nada tem a ver nem com Ogun, nem com Osóosì, a não ser pelo fato de ser caçador.

      renato fernandes mauricio. :
      kolofé rungbono, realmente eu não tinha visto uma explicação tão clara osenhor ta de parabéns.

      Anahó Hungbono Charles!!! eu me chamo Jeronimo sou Dofono T’ Tokipodum, estou em busca de conhecimento sobre o Mahi, pois é complicado d+ encontrar os mitos deste segmento, caso o Sr tenha algum material para estudo e pudesse repassar ou indicar ficarei muito grato,pois alguns de seus postes contem senha e eu não tenho acesso, meu email é sabaossa@hotmail.com.

  6. março 27, 2014 às 12:50 pm

    questionamento, pode um pesoa ja iniciada, passar pelo GRA.

    • maio 7, 2014 às 10:39 pm

      O grá ocorre uma única vez na vida do vodunsi apenas 3 dias e 3 noites, durante a iniciação

  7. cristiano
    agosto 13, 2014 às 4:47 pm

    makuil me chamo kylofyara adorei a esplicaçaõ bem esclarecida .

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: